Queremos o fim do genocídio em Gaza

Greenpeace España y 'Unmute Gaza' exhiben una ilustración realizada por el artista visual estadounidense Shepard Fairey 'Obey' en el museo Reina Sofía de Madrid para pedir un alto el fuego inmediato en Gaza.

© Mario Gomez / Greenpeace

O bombardeamento da Faixa de Gaza é uma catástrofe humana e ambiental

A atual catástrofe humanitária que testemunhamos na Faixa de Gaza é acompanhada por uma destruição ambiental massiva. Os bombardeamentos provocaram já a morte de mais de 65.000 civis, o colapso das infraestruturas, deixaram rios de esgoto, água suja e imprópria para consumo, terras contaminadas e ar tóxico. Especialistas alertam que o conflito poderá tornar a região inabitável.

Além disso, o bloqueio de recursos essenciais à sobrevivência pelas forças israelitas deixou o povo palestiniano à fome, exposto a doenças e a um sofrimento cada vez maior.

Neste momento, se a comunidade internacional continuar a assistir, recusando-se a tomar medidas concretas, terá de responder pela conivência com um genocídio.

A Greenpeace renova o seu apelo aos líderes mundiais, e em particular ao Governo português para que exerça a sua influência junto da comunidade internacional e que permita:

  • A libertação de todos os palestinianos ilegalmente detidos por Israel;
  • A libertação dos reféns pelo Hamas
  • Um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente que ponha fim aos ataques a civis e ao ambiente;
  • Sanções direcionadas e um embargo de armas aplicados pela comunidade internacional;
  • A entrega imediata e desimpedida de ajuda pelas Nações Unidas e por outras organizações humanitárias;
  • O fim da ocupação ilegal da Palestina.

Queremos que sejam tomadas medidas concretas e imediatas perante o genocídio e fome em Gaza e apoiamos também as principais exigências da Action Against Hunger: o fim de todas restrições burocráticas e administrativas; a abertura de todas as passagens terrestres; a garantia de acesso a todas as pessoas em toda a Faixa de Gaza; a rejeição de modelos de distribuição que sejam militarmente controlados; a restauração de uma resposta humanitária liderada pela ONU; e o apoio contínuo ao financiamento de organizações humanitárias, independentes e imparciais.

A posição da Greenpeace:

Gaza hoje é isto: anos de catástrofe, anos letivos perdidos, a deslocação forçada de quase dois milhões de pessoas inocentes. Um território reduzido a escombros, sem acesso à água potável, alimentos ou medicamentos para os palestinianos.

A Greenpeace, organização ambiental global, conhecida pelas suas campanhas ambientais, contém a palavra peace (paz) no seu próprio nome: atuamos por um mundo verde e pacífico, porque sabemos que não é possível um sem o outro. Qualquer solução ambiental que não respeite os direitos humanos está, em última análise, condenada ao fracasso.

Junta-te a nós!

Pelo fim imediato do genocídio em Gaza e um cessar-fogo permanente que proteja as vidas de todos os civis. Junta o teu nome!

assinaturas. Ajuda-nos a conseguir !

Política de privacidade

Quero receber informações sobre as campanhas da Greenpeace e formas de participar. Ao enviar este formulário, aceito a política de privacidade. Na GREENPEACE PORTUGAL trataremos os dados fornecidos como responsáveis pelo tratamento, com o objetivo de gerir a nossa relação contigo, em prol dos nossos objetivos, com base no consentimento ou na execução de um acordo. Podes exercer os teus direitos enviando um e-mail para ola.pt@greenpeace.org com o assunto "Proteção de Dados." Mais informação.