Respeitar e proteger a Amazónia

Duas araras-vermelhas voam sobre os vales da Serra do Aracá no estado do Amazonas.

© Markus Mauthe / Greenpeace

A Amazónia é responsável por sustentar a vida de milhões de pessoas e de inúmeras espécies. É também uma das nossas maiores esperanças para um futuro habitável, já que toda a vida no planeta depende da sua poderosa capacidade de regular o clima e os padrões meteorológicos.

Mas a maior floresta tropical da Terra enfrenta hoje uma ameaça urgente proveniente de uma agricultura desenvolvida à escala industrial e da mineração ilegal de ouro. Estas indústrias estão a devastar a Amazónia, o lar da maior diversidade de plantas e animais do mundo [1]. Neste momento, são cortadas e queimadas vastas áreas de floresta apenas com o intuito de obtenção de lucros rápidos e os cientistas têm alertado para o facto de que, a este ritmo, e muito em breve, a Amazónia poderá atingir um ponto de não retorno, com consequências devastadoras para o nosso futuro [2]

No próximo mês de novembro, na COP30, líderes políticos (e muitas empresas) irão reunir-se no coração da Amazónia brasileira, em Belém, para decidir o futuro do planeta. Por esse motivo, este é o momento de te juntares a nós e exigir que sejam tomadas medidas para pôr fim à destruição das florestas em todo o mundo.

Um pouco por toda a Amazónia, as comunidades locais (tanto na floresta como nas cidades) também têm estado na linha da frente a resistir a esta destruição. Por esse motivo, exigem respeito, justiça, soluções reais e alternativas económicas que lhes permitam prosperar sem destruir a floresta. Tu podes estar ao lado delas, exigindo que os líderes globais, incluindo a delegação portuguesa que irá à COP30, protejam a Amazónia e:

  • Cumpram as suas promessas para proteger a floresta Amazónica, e desenvolvam leis ambientais fortes e eficazes que impeçam a destruição dos ecossistemas e garantam a conservação da biodiversidade;
  • Avancem com a regulação e o fim do financiamento das empresas que destroem a Amazónia;
  • Financiem soluções focadas nas Pessoas Indígenas e as Comunidades Locais para proteger e restaurar a Amazónia.

Quando nos unimos, somos mais fortes do que as corporações que estão a destruir a Amazónia e as florestas em todo o mundo.

Assina e junta-te ao movimento que exige respeito e ação aos líderes globais que se vão reunir na COP30! É urgente o respeito por uma floresta cuja existência determina o destino de toda a vida no planeta, por todas as pessoas e comunidades que chamam a floresta de lar e pelas nossas vozes que exigem o fim desta destruição.

[1] Colinvaux, Paul A. “The Past and Future Amazon.” Scientific American (1989)
[2] Flores, B.M., Montoya, E., Sakschewski, B. et al. Critical transitions in the Amazon forest system. Nature 626 (2024)

Exige aos líderes globais e, em particular à Delegação Portuguesa que irá à COP 30 em novembro, no Brasil, que atuem para proteger a Amazónia.

assinaturas. Ajuda-nos a conseguir !

Política de privacidade

Quero receber informações sobre as campanhas da Greenpeace e formas de participar. Ao enviar este formulário, aceito a política de privacidade. Na GREENPEACE PORTUGAL trataremos os dados fornecidos como responsáveis pelo tratamento, com o objetivo de gerir a nossa relação contigo, em prol dos nossos objetivos, com base no consentimento ou na execução de um acordo. Podes exercer os teus direitos enviando um e-mail para ola.pt@greenpeace.org com o assunto "Proteção de Dados." Mais informação.