Portugal deve liderar a proteção do Mar dos Sargaços!
© Shane Gross / Greenpeace
A recente entrada em vigor do Tratado Global dos Oceanos é uma prova inequívoca de que os governos conseguem unir-se para proteger o nosso futuro comum. Após vários anos de campanha da Greenpeace e de outras organizações da sociedade civil, esta vitória histórica para os oceanos é apenas o início de um novo capítulo na defesa do mar. Falta agora tornar a sua promessa em realidade: proteger 30% dos oceanos até 2030.
Mas enfrentamos vários desafios…
As alterações climáticas, a poluição e a pesca industrial empurraram os oceanos para o limite do colapso. Cada momento de atraso na criação de santuários totalmente protegidos significa mais vida marinha e ecossistemas insubstituíveis em risco.
Proteger o Mar dos Sargaços
Com o Tratado Global dos Oceanos, Portugal tem agora uma responsabilidade especial neste momento histórico, podendo dar o exemplo através da proteção de um ecossistema muito especial: o Mar dos Sargaços. Uma verdadeira “floresta tropical flutuante e dourada” no Atlântico Norte e que envolve os Açores!
É uma área que alberga uma comunidade rica, com as mantas de sargaço a funcionarem como importantes áreas de desova, crescimento juvenil e alimentação para peixes, tartarugas e aves marinhas. Cerca de 30 espécies de cetáceos já foram registadas no Mar dos Sargaços, bem como várias espécies de atum, tartarugas, tubarões, raias e peixe-espada, entre outros.
Contudo, ao longo dos últimos 40 anos, investigações científicas no Mar dos Sargaços evidenciaram um rápido aumento das alterações na temperatura, salinidade, níveis de oxigénio e acidez, bem como um aumento significativo do tráfego de navios comerciais.
Este é o único mar que não tem fronteiras com terra e está rodeado por um oceano, o que potencia ainda mais a sua vulnerabilidade e urgência em proteger toda a sua biodiversidade marinha.
O que podemos fazer?
Com a entrada em vigor do Tratado Global dos Oceanos, o Governo português tem agora a oportunidade e o dever de assumir um papel de liderança internacional, apoiando a criação de um santuário marinho protegido no Mar dos Sargaços.
Esta seria uma ação fundamental que ajudaria a estabilizar o clima, proteger os meios de subsistência de milhões de pessoas e garantir um oceano saudável para as próximas gerações!
Exige que o Governo português atue já, liderando a criação de um santuário marinho no Mar dos Sargaços. Os oceanos não podem esperar!
Junta o teu nome pela criação de um santuário marinho no Mar dos Sargaços, junto aos Açores!
assinaturas. Ajuda-nos a conseguir !
Obrigado por assinar, !
Queres partilhar esta petição com os teus contactos? Quantas mais pessoas assinarem, mais alto se ouvirão as nossas vozes!
Contamos contigo
Ajuda-nos a ganhar esta campanha! Partilha a petição:
Apoia a campanha
Na Greenpeace trabalharemos sempre por um mundo verde e pacífico, porque sabemos que não é possível um sem o outro. Junta-te a nós!